Tudo acerca do queijo com Monsieur Queijo
Tarte de queijo brousse

Tarte de queijo brousse, tomate e manjericão

O queijo fica óptimo em tartes salgadas. Certos queijos até parecem que foram feitos para isso, como a brousse, um parente francês do requeijão português ou da ricotta italiana.

Adoro comer queijo, isto não é mistério. Mas para cozinhar, é mais com a Madame Queijo. Vamos ver com ela uma receita da sua cidade natal, Marselha, uma tarte de brousse, um queijo da Provença.

Vamos fazer uma tarte

A receita é fácil de fazer, faz-se em poucos minutos, e é uma delícia. O mais difícil é mesmo encontrar os ingredientes. Estando nós de férias em Marselha, encontramos facilmente uma brousse feita com leite de vaca no Lidl, mas também existe versões feitas de leite de cabra ou de ovelha.

Brousse Bourdin
Brousse Bourdin, disponível em qualquer sítio em França. Em Portugal, nem por isso, mas podemos sempre pedir ao grupo cooperativo Eurial, que o comercializa.

Ingredientes

  • 400g de brousse.
    Pois, sabemos, não há em Portugal. Experimente com ricotta ou até mesmo requeijão.
  • 4 a 6 tomates secos em azeite
  • azeitonas pretas q.b.
  • 3 ovos
  • 1 massa quebrada
  • Um pouco de manjericão
  • pimenta

E agora que temos os ingredientes, vamos a isso.

  1. Pré-aquecer o forno a 180°C
  2. Bater a brousse com os ovos
  3. Lavar, secar e cortar as folhas de manjericão, tirar os caroços das azeitonas, cortar os tomates secos em fatias, juntar tudo à nossa preparação e misturar.
  4. Não é preciso salgar, basta um pouco de pimenta
  5. Estender a massa quebrar na forma
  6. Deitar a preparação sobre a massa
  7. Ir ao forno durante 45 minutos, vigiando a cozedura
  8. Servir quente ou frio com alface.
brousse
A brousse, pronta a ser utilizada. Foi preciso tirar primeiro a água que vêm sempre dentre do pacote.
Remoção dos caroços das azeitonas.
Remoção dos caroços das azeitonas.
Corte do manjericão, juntando-o às azeitonas.
Corte do manjericão, juntando-o às azeitonas.
3 ovos e os tomates
3 ovos e os tomates
Toca a misturar tudo. Já está a ficar com bom aspecto!
Toca a misturar tudo. Já está a ficar com bom aspecto!
Espalhar por cima da massa quebrada.
Espalhar por cima da massa quebrada.
45 minutos no forno,et voilà! Uma bela fatia da nossa tarte no meu prato. O sabor da brousse estava bem patente, mesmo com ingredientes tão fortes como as azeitonas ou os tomates.
45 minutos no forno,et voilà! Uma bela fatia da nossa tarte no meu prato. O sabor da brousse estava bem patente, mesmo com ingredientes tão fortes como as azeitonas ou os tomates.

A brousse, um queijo da Provença

A brousse é feita de soro de leite, o que resta da fabricação do queijo. Fazia-se brousse com o que sobrava do fabrico de queijo de cabra na Provença, mas em Portugal e noutros países, a técnica também existia. O requeijão não é mais do que “as sobras” do queijo Serra da Estrela!

Os pastores das colinas em redor de Marselha faziam desde há tempos imemoriais a “brossa”, em língua da Provença, traduzida depois em francês por “brousse”. Vendida na cidade, o seu sucesso cada vez maior provocou a sua comercialização em grande escala a partir dos anos 1990. E claro, sucesso traz cópias, e qualquer queijaria pode produzir “brousse”, mesmo quando não é da Provença.

Para proteger a produção da “verdadeira brousse”, feita com leite de cabra cru, as empresas da Provença estão a estudar a possibilidade de obterem a Denominação de Origem Protegida, DOP (ou AOP em francês).

A brousse que utilizamos nesta receita, feita de leite de vaca, é industrial. Nada tem de tradicional, nem sequer é da Provença! Por isso, para este tipo de tarte, também pode utilizar ricotta. Sendo industrial, não tenho o mínimo problema em utilizar este queijo para uma tarte.

Se quiser ir um patamar acima, pode então utilizar um verdadeiro requeijão ou uma brousse comprada num produtor da Provença, mas, para dizer bem a verdade, talvez prefiro comer estas duas maravilhas de queijo à colher, e não dentro de uma tarte. A subtileza dos sabores destes queijos merece ser provada sem mais nada. O que acham?

Comentários
Luso-francês a morar no Porto, com saudades do Fromage !