Tudo acerca do queijo com Monsieur Queijo
Queijo fresco com alho e ervas finas Tartare

Queijo fresco Tartare, alho e ervas finas

Adoro queijo fresco e alho. Os dois juntos, e fico feliz. O queijo Tartare é pois uma felicidade, e barrado no pão uma felicidade a dobrar. Obrigado aos industriais do queijo da Dordogne!

O queijo fresco é um prazer muito diferente do que se pode ter com um queijo curado. São queijos habitualmente com sabores leves, que se combinam muito bem com outros alimentos. O Tartare, um dos queijos frescos mais vendidos em França, apresenta uma receita com alho e ervas finas, ideal para comer com pão ou para cozinhar.

Queijo industrial da Dordogne

O queijo Tartare foi criado em 1964, quando a fábrica da Fromarsac, sucursal da Savencia Fromage & Dairy, instalou-se em Marsac-sur-l’Isle, uma vila da Dordogne, no sudoeste de França. A Dordogne, também conhecida pelo nome de Périgord, é uma terra de queijos frescos e de queijos de cabra.

O nosso Tartare é feito com leite de vaca pasteurizado, alho e ervas finas: geralmente com plantas como a salsa e a cebolinha. O sucesso da receita confirma-se desde a sua criação, e existe hoje um grande número de variantes. Podemos encontrar Tartare com nozes, com pimenta, amêndoas…

Este queijo fica óptimo barrado no pão.
Este queijo fica óptimo barrado no pão.

O que comer e beber com Tartare?

Como todos os queijos frescos, o Tartare é um queijo ideal para piqueniques. De fácil transporte com a sua embalagem de plástico, conserva-se muito bem e aguenta o transporte. Pode-se comer em qualquer altura do dia, que seja ao pequeno-almoço ou após o jantar, em aperitivo ou no lanche. Em vinhos, é aconselhado um vinho branco seco.

Para os que gostam de cozinhar, as possibilidades são quase infinitas: com atum, com massa, em sopas… basta mesmo experimentar! Eu por mim, quase que comia este queijo com a colher, eu adoro os queijos frescos, e quando misturado com alho e cebolinha, ainda melhor.

Onde comprar Tartare

Infelizmente, tal como muitos outros queijos franceses, não é fácil encontrar este queijo para barrar em Portugal. Talvez devido à concorrência de queijos nacionais, talvez devido à concorrência de outro excelente queijo da mesma família, o Boursin, mais fácil de encontrar em Portugal. De qualquer forma, em França, este queijo encontra-se em qualquer supermercado!

Mas existe esperanças: eu vi o Chavroux, outro queijo da Fromarsac, à venda no Jumbo, El Corte Inglés ou Continente, ou seja, por toda à parte.

Comentários
Luso-francês a morar no Porto, com saudades do Fromage !