Queijo Coulommiers do Lidl, Chêne d’Argent
O coulommiers é uma das variantes do queijo brie. Também conhecido por brie de Coulommiers, é parente do camembert. O Lidl, com a sua marca Chêne d'Argent, têm a sorte de ter um bom queijo.
Estando eu de férias em França, faço as minhas compras no Lidl. Estes supermercados têm vindo à apostar cada vez mais na qualidade dos seus produtos, dos quais os queijos fazem parte.
A sua marca “Chêne d’Argent” apresenta produtos de qualidade, no que toca a queijos industriais. Sabendo que a verdadeira produtora por detrás desta marca comercial é a Lactalis, dona da Président, não era de admirar.
Coulommiers, uma cidade perto de Paris
Esta cidade não produz queijo há muito tempo. Mas a sua região faz parte da região tradicional Brie, e era na cidade onde se podia comprar este célebre queijo. O coulommiers é assim uma variedade de queijo brie. O brie, para quem não sabe, é um antepassado do bem conhecido camembert. Faz-se queijos na região ainda antes da chegada dos Romanos. E de todos os brie, diz-se que o coulommiers é o mais antigo.
Hoje em dia, a denominação de coulommiers é puramente comercial, não existindo um DOP para proteger a sua origem. E de facto, o nosso coulommiers do Lidl nem sequer vem da região do Brie, mas da Normandia.
Brie de Coulommiers
Como o camembert, qualquer região de França pode assim fazer um coulommiers. Mas isso está a mudar, alguns produtores querendo instituir uma denominação de origem protegida para o “Brie de Coulommiers”, como os seus parentes “Brie de Meaux” e “Brie de Melun”, dois bem conhecidos bries feitos de leite cru.
O brie é um queijo com sabores mais suaves do que o camembert. Mas isso é muito relativo, sendo que um verdadeiro brie feito de leite cru maduro será sempre mais intenso do que um camembert industrial saído do frigorífico.
Coulommiers industrial
O coulommiers que comprei no Lidl é, como todos os produtos industriais, uma simplificação do verdadeiro queijo, feito de leite cru. Aqui, o leite é termizado, para ser mais fácil de produzir e portanto mais barato. Com este procedimento, perde-se algum sabor, estamos longe do que pode ser um verdadeiro queijo feito tradicionalmente.
Mas não sejamos críticos. O seu baixo preço permite a todos provar um pouco de brie, que até tem gosto. A sua apelidação “de caractère” indica-nos que o seu sabor é intenso, um bom sabor a queijo, com a sua pasta mole que derrete em boca suavemente.
Este coulommiers ganhou um prémio dos consumidores, “sabor do ano”, que provem vários queijos de olhos fechados, sem saber o que estão a comer. Isto diz muito sobre a qualidade percebida deste bom produto. Eu gostei, mas sou suspeito: adoro este tipo de queijos.
O que comer e beber com coulommiers
Para acompanhar este queijo tão cremoso, porque não um champagne? Ou talvez um simples vinho branco, oriundo da Borgonha por exemplo, uma região bem pertinha da Brie. O pão ideal é um pão rústico, “de campagne”.
Onde comprar?
Sendo o coulommiers Chêne d’Argent uma marca do Lidl, deixo-vos adivinhar onde se pode encontrar este bom queijo.